quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Casamento Homossexual ou Casamento entre duas pessoas?

O debate que amanhã estará no Parlamento de Portugal é curioso. Vai-se discutir se se podem casar duas pessoas do mesmo sexo. Mas será que estes políticos não vêem para lá daquilo que irão fazer?

Referendo chumbado

Os partidos deixaram cair por terra a possibilidade de Referendo e, consequentemente, um debate profundo sobre o tema. Lamento! Afinal quem é que impede actualmente duas pessoas do mesmo sexo de viverem em conjunto? De que crimes são acusados? Ninguém impede nem ninguém acusou os homossexuais de nada.

A orientação sexual de cada um a mim não me preocupa nada. O que me preocupa é que esta lei será uma verdadeira Caixa de Pandora. Senão vejamos: Porque não podem casar-se três pessoas em vez de duas, ou quatro, ou mais? Não terá a poligamia os mesmos direitos que a monogamia. Os islâmicos são, como sabemos, poligâmicos. Poucas centenas de quilómetros a sul do Algarve vigora esta liberdade... porque não aqui então também? Estes "avançados civilizacionais" podem então ir mais longe, como podemos ver...

Casamento Homossexual ou Casamento entre duas pessoas?

Esta pergunta é legítima. O que estará em cima da mesa será para oferecer direitos a duas pessoas que têm uma determinada orientação sexual ou para oferecer direitos a duas pessoas que desejem assumir publicamente uma união? É que, em breve, duas pessoas apercebendo-se das vantagens que daí poderão advir, poderão assumir uma relação fictícia, apenas para daí usufruir vantagens fiscais ou outras.

Problemas para os bancos

A atribuição de empréstimos bancários para efeitos de compra de casa deverá passar a ser permitida a duas pessoas do mesmo sexo. Então poderá haver interesse a duas pessoas do mesmo sexo (ainda que heterossexuais) a efectuar uma união para conseguir a referida habitação. Melhor será até, se um deles for desempregado e outro usufruir de rendimentos que cheguem para contrair este empréstimo.

Como podemos ver vai-se abrir um novo paradigma na sociedade com contornos imprevisíveis. Os actuais políticos mostram alguma falta de preparação para antever o futuro e serão os responsáveis.

Questões desviantes

É evidente que sabemos que estas questões entram na agenda política apenas para esconder outras realidades. Este assunto caíu do céu para PS e PSD. Para o PS porque já não aguenta a pressão que o desemprego e a falta de competitividade da nossa economia têm evidenciado. Para o PSD para esconder as fragilidades internas.

Sem comentários: