terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A desertificação no interior de Portugal

Está neste preciso momento a ser exibida na SIC Notícias esta reportagem sobre a Desertificação do Interior de Portugal.

Venceu um prémio promovido pela Associação Nacional de Municípios (ANMP) e muito bem. É um excelente documentário para que os nossos governantes vejam o estado em que deixam o nosso país.

Portugal corre cada vez mais a duas velocidades. Fecham-se todo o tipo de serviços (escolas, centros de saúde, tribunais,...) em prol da optimização das despesas. Como se as pessoas fossem números. Em contrapartida, nas grandes cidades como Lisboa, não há pejo em gastar com organização de grandes eventos como a XIX Cimeira Ibero-Americana que hoje terminou ou o Tratado de Lisboa que confere mais organização à Europa.

Urge mudar.

Expo-98, Estádios de Futebol, pontes, TGV ou aeroportos são palavras que figuram apenas nos dicionários próximos do mar. O interior é para os velhos e para os lavradores. O interior está desertificado, moribundo. Vai ser terra baldia, de ninguém. As pessoas partem... mas não voltam!

Parabéns SIC por mais uma excelente reportagem que aliás secunda, no dia de hoje, a apresentada pelo pivot do "30 Minutos" da RTP, José Rodrigues dos Santos. A comparação entre as conversas sobre as dificuldades da vida passadas numa cabeleireira de Lisboa em contraste com uma de Baião


Sem comentários: