terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Medicina definida, Hospital em falta

Aveiro, 15 Dez (Lusa) - A criação de um curso de Medicina em Aveiro é mais um passo para corrigir o "erro histórico" que constituiu o desinvestimento na formação de médicos, disse hoje o primeiro-ministro.

"Nós, na década de 80 e princípios da década de 90, estávamos a formar cerca de 500 médicos, menos de metade daquilo que formávamos nos anos 70, e isso conduziu a um problema: o país tem hoje falta de médicos e muitos e muitos médicos que se vão reformar", disse José Sócrates durante a cerimónia de criação do novo Curso de Medicina da Universidade de Aveiro.
O chefe do Governo diz que a criação do novo curso é mais um passo para corrigir esse "erro histórico", salientando que o projecto do consórcio entre a UA e Universidade do Porto recebeu o parecer positivo de uma comissão científica independente internacional.
© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.


Uma proposta aproveitada


Fui cabeça-de-lista do PND (Partido da Nova Democracia) na últimas Legislativas pelo Círculo Eleitoral de Aveiro. A primeira proposta da minha lista dizia, relativamente à Saúde: "Queremos a construção de dois novos hospitais (Águeda e Aveiro). Queremos um centro de excelência dedicado à Pediatria, assim como a reabertura das maternidades de Oliveira de Azeméis e Águeda. Queremos a abertura 24 horas/dia de SAP's em todas as sedes de concelho. Queremos uma licenciatura de medicina na Universidade de Aveiro associada ao novo Hospital de Aveiro."

Saúdo este Governo pela coragem de avançar com esta proposta que apresentamos nas últimas Legislativas, mesmo contra alguns interesses corporativos. Esperamos que saiba passar das palavras aos actos e avance com determinação.


Contra visão retrógada

Mariano Gago traduziu bem esta noite, na RTP N, uma certa visão retrógada do ensino superior. Quem obtém hoje uma licenciatura em Portugal pode ir trabalhar para qualquer parte do mundo e não ficam dentro desta redoma chamada Portugal. Formar médicos em Portugal é de extrema importância. Alguns dos médicos formados em Aveiro irão certamente trabalhar para a Europa, América e países lusófonos. É o nono curso de Medicina em Portugal e arrancará em 2011.

Falta Hospital

Falta agora a construção de uma infra-estrutura adequada à saúde, para o distrito de Aveiro. Não entendo porque todos os distritos à volta (Porto, Viseu e Coimbra) dispõem de hospitais condignos, e Aveiro fique à margem das infra-estruturas de qualidade no campo da saúde.

Sem comentários: