domingo, 8 de julho de 2007

7 Maravilhas




Para mim foi uma autêntica surpresa a escolha das 7 maravilhas portuguesas. Entre aquelas que votei apenas acertei em três (os monumentos lisboetas dos Jerónimos e a Torre de Belém e o Castelo de Guimarães). O Mosteiro de Alcobaça, Palácio da Pena (Sintra) e mesmo o Mosteiro da Batalha não estavam nas minhas mais rebuscadas previsões.


Os meus votos foram para a Universidade de Coimbra (onde estudei), Convento de Mafra (onde estive mais de três meses a cumprir serviço militar), Convento de Cristo, em Tomar (a outra cidade onde fui militar), Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Castelo de Guimarães, Torre dos Clérigos (Porto).


A votação é sempre discutível, mas foram estas as escolhas e pronto! Como dizia uma locutora da TSF, o problema é que Portugal tem imensas maravilhas e dava conta de Vila Viçosa, Marvão, Clérigos e Igreja de São Francisco (Porto), Castelo de Almourol.


Caso para concluir que Portugal é uma imensa maravilha, para muitos ainda por descobrir. Pode ser que agora passemos a ir mais vezes para fora... cá dentro!


As sete maravilhas escolhidas no dia 07/07/2007, divulgada na cerimónia realizada no Estádio da Luz, em Lisboa, foram: Mosteiro de Alcobaça; Mosteiro dos Jerónimos; Palácio da Pena; Mosteiro da Batalha; Castelo de Óbidos; Torre de Belém e Castelo de Guimarães.


As 7 maravilhas do mundo escolhidas durante a mediática cerimónia foram: Grande Muralha da China; Petra (Jordânia); Cristo Redentor (Brasil); Machu Picchu (Perú); Chichén Itzá (México)
Coliseu de Roma (Itália) e Taj Mahal (Índia).

1 comentário:

Unknown disse...

Eu por acaso não vi totalmente o programa na TV, Mas achei as escolhas acertadas. Ainda há pouco tempo estive em Óbidos e ali existe uma rara beleza que não se econtra em outros lugares. Mas para mim o melhor de Portugal é o mosteiro da Batalha.