sábado, 7 de julho de 2007

O Regresso do Fado

O concerto de Mariza e Gilberto Gil, ontem (sexta-feira, dia 6 de Julho de 2007), em Aveiro, provou que o fado está de regresso. Mariza ofuscou por completo o ministro brasileiro da cultura e arrancou as maiores ovações da noite de um público que deve ter ficado dentro das expectativas da organização (entre 6 e 8 mil pessoas).

A fadista, de caracterização única, puxou pelo orgulho de ser português e deu uma nova configuração ao fado, tornando-o mais jovem, mais atraente, mais actual. Entre os espectadores, a grande maioria situava-se na casa dos 30 e 40 anos, provando que o fado está aí para ficar.
Durante o concerto Mariza insistiu nas suas raízes aveirenses, mas as palavras que pretendiam entusiasmar o público presente soaram a provincianismo.
Gilberto Gil entusiasmou apenas em duas ou três canções conhecidas, como "Tempo Rei" e "Toda Menina Baiana" que não resisto a deixar aqui a letra:

Toda menina baiana
letra e música: Gilberto Gil1979
Toda menina baiana tem um santo, que Deus dá
Toda menina baiana tem encanto, que Deus dá
Toda menina baiana tem um jeito, que Deus dá
Toda menina baiana tem defeito também que Deus dá
Que Deus deu
Que Deus dá

Que Deus entendeu de dar a primazia
Pro bem, pro mal, primeira mão na Bahia
Primeira missa, primeiro índio abatido também

Que Deus deu
Que Deus entendeu de dar toda magia
Pro bem, pro mal, primeiro chão na Bahia
Primeiro carnaval, primeiro pelourinho também
Que Deus deu
Que Deus deu
Que Deus dá

Foi o primeiro concerto de Mariza e Gilberto Gil que contou ainda com as participações da Orquestra Filarmonia das Beiras (espectacular!... porque é que não é mais conhecida no país e no mundo?) dirigida pelo maestro brasileiro Jaques Morelenbaum. Gilberto Gil seguiu para Marrocos, onde hoje, dia 07/07/2007, dá um concerto em Agadir.

Utilidade para "Elefante Branco"

Afinal o maior "elefante branco" de Aveiro, leia-se o Estádio Municipal, construído em 2004, tem alguma utilidade. A estreia como palco de concertos passou no teste. E ainda bem, poque com o Beira-Mar na Divisão de Honra (2ª. Divisão) não auguro ser muito utilizado na próxima temporada (2007/2008).
Não se percebeu muito bem porque é que o palco estava voltado para Nascente, e não para a Baliza do Sul. Talvez para "fazer parecer a casa cheia". Uma questão de imagem, que resultou.
Concerto da Lusofonia
O balanço é, no meu entender, francamente positivo. A fusão da cultura portuguesa e brasileira foi muito aplaudida.
Gostaria de ver Aveiro como a capital da lusofonia. Seria interessante ver com mais assiduidade espectáculos deste género mas que envolvesse todos as culturas que têm em comum a língua portuguesa.
Parabéns aos promotores do projecto "Música com Sal" (nome muito bem escolhido para Aveiro, terra das salinas). Passaram no exame.

Sem comentários: