segunda-feira, 23 de julho de 2007

VougaPark e as Empresas Municipais

Não resistindo a um apelo de tornar este espaço mais opinativo gostaria de falar um pouco sobre Empresas Municipais.

É certo e sabido que a maioria são centros de despesismo e de emprego de amigos (os chamados "jobs for the boys"). Mas também é certo que nunca podemos confundir as árvores com as florestas. Generalizou-se a ideia que as empresas municipais são perfeitamente dispensáveis e na maior parte dos casos essa é uma realidade factual. O caso da Vougapark afigura-se como uma excepção. Viabilizei na Assembleia Municipal a sua criação, mesmo sabendo que o partido no qual milito é contrário à filosofia da sua existência.

A Vougapark poderá ser um motor de desenvolvimento económico da região do Vouga. A ideia que está na base da sua criação é a formação de mão-de-obra qualificada, rentabilizando um espaço abandonado adquirido pela Câmara Municipal de Sever do Vouga (a fábrica das massas, em Paradela).

A presença de algumas empresas no capital social, como a Martifer, a A. Silva Matos ou a Seveme, apenas para citar algumas, é por si um garante de que esta empresa municipal deverá funcionar. Os privados não investem para perder dinheiro!

O principal accionista é a Câmara Municipal de Sever do Vouga e conta com um parceiro de peso neste projecto, a Universidade de Aveiro.

Se a autarquia severense conseguir candidatar este projecto ao QREN, Sever do Vouga, e toda a região, darão um salto qualitativo na valorização dos recursos humanos, indispensáveis ao progresso e desenvolvimento económico.

Continuo a crer que esta será uma das três apostas fortes do concelho de Sever do Vouga. As outras são a Barragem de Ribeiradio e as Minas do Braçal. Economia, Energia e Turismo deverão passar a ser as palavras-chave deste concelho. Neste caso a empresa municipal criada não tem como objectivo o clientelismo a que estamos habituados noutras paragens e poderá melhorar as condições de vida deste concelho.

É um exemplo de que nem sempre devemos generalizar...

Sem comentários: