sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A Origem do Universo



Confesso! Já fui um apaixonado pela astronomia. Carl Sagan fazia parte dos meus ídolos, tal como Isaac Azimov. Sabia pormenores sobre o Universo como se fosse dos rios ou serras de Portugal. Deixo aqui o tributo a uma das minhas memórias.

O livro "Cosmos", de Carl Sagan, e "Perestroika", de Mikael Gorbatchov, foram dois livros que li durante o meu 12º. ano e permitiram que a minha cultura geral se alargasse. Ao ponto de obter 93% na PGA (Prova Geral de Acesso), o que muito contribuiu para a minha entrada na universidade.

Recentemente... o livro de José Rodrigues dos Santos, "Fórmula de Deus", fez-me recordar um dos meus sonhos da adolescência: ser astronomo!

1 comentário:

Anónimo disse...

o macrocosmos é um tema fascinante sobretudo lidos e absorvido pela perspectiva de um exobiólogo e escritor como Carl Sagan. O seu desaparecimento foi uma perda inestimável para o mundo da ciência em geral.
Para quem gosta dos temas e da forma de abordagem que Sagan faz (fazia)do Universo, outros tantos livros como Ligações C´smicas, Os dragões do Éden, Sombras de Antepassados Esquecidos, Biliões e Biliões, Cérebro de Broca ou mesmo o Contacto são obras que proporcionam prazer na sua leitura, transportando-nos para um vasto domínio do qual somos poeiras.
Um tributo a este autor fica bem em qualquer parte onde se fale de ciência e preocupações com o nosso microcosmos ou como disse Sagan "dos arrabaldes galácticos onde nada acontece".
Felicitações pela lembrança.