domingo, 29 de novembro de 2009

Asas às nossas capacidades

Esta publicidade da LG (abaixo) já existe em português, mas não a encontrei no Youtube. Contudo admiro a mensagem subjacente neste anúncio.

Todos nós temos capacidades que não ousamos colocar em prática. Ou porque os outros também não fazem, ou porque não confiamos em nós mesmos. Ou simplesmente porque até desconhecemos que temos determinadas faculdades.

Nesta publicidade, a gaivota olha para o céu e vê um avião. Então descobre no meio de outras pequenas gaivotas (faz lembrar o "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago) que ela também tem asas e pode utilizá-las para voar.

Tenta. Atira-se de uma falésia para o mar e as outras deixam de a ver. Uma pequena gaivota abana a cabeça em sinal de desaprovação pela ousadia daquela sua colega, numa atitude de quem diria, à boa maneira portuguesa: "Eu bem a avisei!".

Acontece que as asas funcionaram e a gaivota voou.

Lembram-se do que aconteceu com os marinheiros portugueses que partiram de Lisboa para os descobrimentos? Consta-se que apareciam lá pelo cais, na partida dos marinheiros para as grandes descobertas, uns velhos (denominados "Velhos do Restelo") que vaticinavam o fim daquelas pessoas que ousavam enfrentar o mar e o fantasma do "Gigante Adamastor".

Em tudo na vida é preciso visão. E só os mais ousados vingam. Outros caem, mas não desistem com a primeira queda e mais tarde ou mais cedo são eles os vencedores.



Sem comentários: