domingo, 3 de maio de 2009

Xutos e Pontapés - um caso de longevidade

Os Xutos e Pontapés é um "case study" da música portuguesa. Comparo-os aos U2, com as devidas diferenças dos locais (leia-se espaços de oportunidades) onde nasceram.

Li esta semana uma frase atribuída a Darwin que dizia mais ou menos isto: "Os que sobrevivem não são os mais fortes nem os mais inteligentes, mas os que sabem adaptar-se". Os Xutos souberam impôr-se com os "Contentores", em meados da década de 80 e adaptaram-se às circunstâncias, continuando a serem uns "Senhores" da música portuguesa.

Vi-os este ano na Queima de Coimbra (1 de Maio), como já os vi por várias vezes. Numa delas, enquanto jornalista, tive a oportunidade de entrevistar Tim que me pediu para fazer a dita entrevista enquanto se deslocava entre o palco e os camarins (durante a Ficavouga-Sever do Vouga, em 2000). Pelo caminho um percalço quase levava Tim ao chão. Tive de ajudar a evitar a queda. A pressa da entrevista, após o maior concerto que algum dia vi em Sever do Vouga, onde estariam cerca de 10.000 pessoas, tinha um objectivo: Tim queria ir rapidamente para o meio do público. E foi! Juntamente com Zé Pedro, Calú e os restantes elementos da banda. Viam-se pelas tasquinhas, só não passando despercebidos dado que centenas de fãs lhe pediam autógrafos ou apenas uma palavra.

Agora enveredam por um caminho diferente. Juntam-se a uma multidão ansiosa por retirar o "Senhor Engenheiro" do poder. A canção a que me refiro não permite outra interpretação. Abrunhosa fez o mesmo de Cavaco. Os resultados podem não ser os esperados, mas está na moda (como estava Abrunhosa quando incitava a juventude contra o cavaquismo).

Em palco as novas canções não entusiasmam muito, mas mal vêm as clássicas, o público delira, salta, pula, dança, canta, acompanha uma banda que faz parte do espólio musical português. A par com os GNR que "Efectivamente" são da mesma geração.

2 comentários:

Anónimo disse...

só há um motivo para o Tim ter tanta pressa: gajas! Geralmente fans. Ou já tinha alguma coisa combinada com uma ou queria ir para o meio do público para engatar alguma. É assim que ele funciona.

Cóbu disse...

www.antixutos.blogspot.com