terça-feira, 21 de abril de 2009

4 contra 1 ou 1 contra 4?

Nos anos idos de 1990/1991 dei instrução militar, como 2º. Furriel, no Regimento de Infantaria de Tomar. Na altura recorda-me do Aspirante, comandante do meu pelotão, detestar a tropa, onde andava porque era obrigado, leia-se, era miliciano.

Como tal acontecia, nos exercícios mais violentos como as GAM’s (Ginástica de Aplicação Militar), também conhecida no meio militar como “Ginástica Até à Morte”, dada a intensidade dos exercícios, o Aspirante delegava em mim tais tarefas de instrução dos soldados.
Certa vez, quando ensinava “Ordem Unida”, ou seja, instruía soldados na marcha militar, todos levavam o pé esquerdo à frente excepto um. Gostava de brincar, confesso. Como ainda hoje. Virei-me para ele, à frente de todo o pelotão e exclamei: “estão todos errados, só você é que vai bem”.

Tudo isto a propósito dos “quatro contra um” com que Vital Moreira, cabeça de lista do PS às Europeias do próximo dia 7 de Junho, referiu-se no “Prós e Contras” desta segunda-feira aos líderes do PSD, CDS-PP, CDU e BE. Nuno Melo (CDS-PP) ainda respondeu: “não será antes um contra quatro?”.

Vital Moreira mostrou-se muito frágil. Paulo Rangel acusou-o constantemente de sofrer de “estalinismo”. Eu observei-o mais em grandes exercícios de eufemismo. A oposição aproveitou-se da situação com algumas incoerências internas nos candidatos socialistas. Como pode chegar um Constitucionalista (com C grande), deste gabarito, andar metido no meio de um meio que não é o seu? Tentou defender o PS, o Governo e sobretudo Sócrates sobre tudo. Muito melhor que alguns socialistas (sim, porque Vital Moreira não é militante). E não me estou a referir a Manuel Alegre!

PAULO RANGEL: Com um perfil muito institucional mostrou estar à altura do debate mas deixou um “low profile” que dificilmente se traduzirá em votos. Manuela Ferreira Leite arriscou o seu maior delfim mas terá de pensar já no “day after” às Europeias. Adivinho um resultado frouxo para o maior partido da oposição.

CDS/CDU/BE: Nuno Melo, Ilda Figueiredo e Miguel Portas ganharam este debate derrotando o Bloco Central. Este dado poderá ser importante nestas eleições, sobretudo porque a grande abstenção que se deverá verificar virá certamente de eleitorado destes dois partidos.

E OS OUTROS?: Fátima Campos Ferreira é uma grande jornalista. A prova disso está nos debates que promove semanalmente no “Prós e Contras”. Contudo, tendo em conta que o debate era sobre as Europeias pergunto: Só existem cinco partidos? Se não, então onde estão os outros? Existem novos movimentos que poderão mudar a política e criar novos paradigmas. Existem partidos como o PND, PCTP-MRPP, PNR, Partido Humanista que também se apresentarão certamente nestas eleições. Até se prevê a existência no boletim de voto português do “Libertas”, um partido de um magnata irlandês! E estes? Foram convidados? Não têm direito a terem opinião? O Serviço Público é só para alguns?

2 comentários:

Edgar Jorge disse...

Fátima Campos Ferreira prometeu no final deste "Prós e Contras" que todos os movimentos e partidos políticos que entreguem a sua candidatura até 27 de Abril também terão oportunidade idêntica de debate na RTP 1. A ver vamos...

ph disse...

Vital Moreira foi acusado de ter influencias Estalinistas.
Pergunto eu, que influencias tem Rangel?