quinta-feira, 29 de maio de 2008

Tears Dry on Their Own - Amy Winehouse




Amy-Jade Winehouse nasceu em Londres, Reino Unido, a 14 de Setembro de 1983 e tem-se destacado como cantora e compositora de soul, jazz e R&B. Com dez anos fundou uma banda amadora de rap chamada "Sweet 'n' Sour, as Sour", descrevendo-a hoje em dia como "the little white Jewish Salt 'n' Pepa"

Aos 13 anos Amy ganhou a sua primeira guitarra eléctrica e com apenas 16 anos de idade cantava profissionalmente ao lado duma amiga, cantora de soul, Tyler James.

O seu álbum de estréia,"Frank" (2003), foi indicado para o Mercury Music Prize. Porém, o mais divulgado e o que obteve grande sucesso de crítica e público foi o majestoso "Back to Black" de Outubro de 2006.

Para compor o álbum, inspirou-se pelo DJ e produtor Mark Ronson. O estilo da cantora, calcado no jazz e inspirado em sonoridades das décadas de 50 e 60, traz muito do Pop, do Soul, de Supremes e Aretha Franklin. As letras falam de amores e perdas, de uma forma bastante pessoal. Amy, com grande e subtil sentido de humor, escreve sobre as experiências pessoais de uma mulher madura, mas que, como uma adolescente, precisa de se expor.

Assim sendo, "Back to Black" fala de tragédias pessoais mas ao mesmo tempo, sentimental e forte. A 14 de Fevereiro de 2007, ganhou um BRIT Award para Melhor Artista Feminina Britânica.

Para mais informações visitem o site oficial em:

http://www.amywinehouse.co.uk/

Sem comentários: