terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Vaca - Dr. Camilo Cruz

A Vaca é uma fábula de desenvolvimento pessoal e profissional que já cativou mais de 700 000 leitores e foi distinguida com o prestigiado Latino Book Award.

Através de uma divertida parábola, A Vaca demonstra que o verdadeiro inimigo do sucesso não é o fracasso, como muitos pensam, mas o conformismo e a mediocridade. A vaca simboliza tudo aquilo que nos mantém presos ao conformismo: desculpas, pretextos, justificações e falsas crenças. Todos temos mais «vacas» na nossa vida do que queremos admitir; este livro revela o que pode acontecer quando finalmente nos livramos destes obstáculos interiores e começamos a utilizar o nosso verdadeiro potencial.

Este livro revelou-me as "vacas" que existem em mim e ensina a matá-las, sem dó nem piedade. "A vaca representa todo o pretexto, justificação, mentira, racionalização, medo ou falsa crença que nos mantém presos a uma vida de mediocridade e nos impede de atingir a qualidade de vida que realmente merecemos. Em geral, toda a vaca pertence a uma destas duas categorias: as desculpas e as atitudes limitadoras."

"Todos temos barreiras mentais. Muitos de nós simplesmente decidimos livrar-nos delas nalgum momento da nossa vida, com a esperança de descobrir o nosso verdadeiro potencial. Você pode fazer o mesmo. A única coisa que precisa é de identificar as falsas crenças que têm vindo a limitar a sua vida até agora e substitui-las por ideias que o fortaleçam e lhe permitam utilizar o poder ue já reside dentro de si, o qual só espera ser utilizado para o ajudar a alcançar as suas metas mais ambiciosas".

Depois de "O Monge e o Executivo" (título brasileiro, que foi o livro que li, em português existe como "Servir para Liderar"), "Quem Mexeu no Meu Queijo" e "O Comprimido da Liderança", este livro ajuda-nos a uma introspecção obrigatória se queremos evitar uma vida de mediocridade e conformismo.