sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A Origem do Universo



Confesso! Já fui um apaixonado pela astronomia. Carl Sagan fazia parte dos meus ídolos, tal como Isaac Azimov. Sabia pormenores sobre o Universo como se fosse dos rios ou serras de Portugal. Deixo aqui o tributo a uma das minhas memórias.

O livro "Cosmos", de Carl Sagan, e "Perestroika", de Mikael Gorbatchov, foram dois livros que li durante o meu 12º. ano e permitiram que a minha cultura geral se alargasse. Ao ponto de obter 93% na PGA (Prova Geral de Acesso), o que muito contribuiu para a minha entrada na universidade.

Recentemente... o livro de José Rodrigues dos Santos, "Fórmula de Deus", fez-me recordar um dos meus sonhos da adolescência: ser astronomo!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Quem vai ao futebol?

O guimarães foi a quarta equipa que registou mais adeptos na época passada, apesar de militar na segunda liga, só ultrapassada pelos "três grandes".

O Benfica foi a equipa com maior número de pessoas a assistir aos seus jogos (39.005), logo seguido do FC Porto (38.781) e do Sporting (33.285).

O guimarães (19.852), Braga (12.628), Académica (10.240), Beira-Mar (6.673), Boavista (4.961), Marítimo (4.171) e Belenenses (4.104) completam a listaem dos dez clubes mais presenciados.

Os Estádios de Leiria e Faro, feitos para o Euro-2004, não têm clubes que cativem os espectadores. O União de Leiria registou em 2006/2007, uma média de 2.795 espectadores e em Faro nem jogaram equipas das Ligas Profissionais.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Try - Nelly Furtado

A Bola foi Site mais visto em Outubro de 2007

O Site de "A Bola" foi o mais visto em Portugal no mês de Outubro, revelou a Marktest, que todos os meses divulga o Ranking Netscope.

O jornal desportivo teve durante Outubro, 38 636 658 Page-Views, logo seguido do Site "Olhares", com 30 959 977, e do "Record", com 27 389 754.

Nos dez mais encontram-se ainda o "Casa Sapo" (19 457 253), "Jornal de Negócios" (16 201 508), "Correio da Manhã" (14 642 690), "Blá" (12 262 491), "Auto Sapo" (12 026 329), "Expresso" (11 037 279) e "SIC Online" (8 917 021).

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

domingo, 25 de novembro de 2007

Penela



Se algum dia escrevesse um livro sobre os cem melhores locais para namorar, um deles seria sem dúvida o Castelo de Penela, nas proximidades de Coimbra.

Observava-o todas as semanas quando me deslocava para Tomar (ou regressava), durante os quase nove meses em que cumpri serviço militar na cidade do Nabão.
Penela é um exemplo da má preservação da história portuguesa. Não digo que o castelo esteja em ruínas ou mau estado de conservação, mas que está subaproveitado.

Pergunto-me de como seria Penela, se, em vez de se situar em Portugal, fosse uma localidade espanhola...

Uma Feira Medieval anual, uma vila presépio, ou outra ideia criativa seria uma forma de valorizar uma vila que me pareceu muito "deprimida"...

Deixo aqui um pouco da história daquele castelo.

Breve resenha...
Situada entre Coimbra e Tomar, em plena artéria rodoviária que liga a Lusa Atenas ao burgo banhado pelo rio Nabão, e a cerca de três dezenas de quilómetros da primeira, surge a vila de Penela, situada na encosta poente de um monte entre as cotas 230 e 290 metros, local preciso da Torre de Menagem do Velho Castelo, ex-libris da monumentalidade do concelho.

Fundado ainda antes da nacionalidade, teve o seu primeiro foral em Julho de 1137, concedido por D. Afonso Henriques, sendo portanto um dos Municípios mais antigos do País. A este facto (concessão do Foral) não terá sido alheia a grande importância estratégica de Penela no contexto da reconquista.

Etimologicamente, o termo Penela, é, segundo o antiquário Santa Rosa de Viterbo, diminutivo de Peña, Pena ou penha, e significava na Baixa Latinidade, o cabeço, monte ou rochedo.

Tendo em atenção estudos feitos aos vestígios existentes, é de crer que na origem do Castelo de Penela estivesse um Castro lusitano posteriormente aproveitado pelos Romanos aquando da sua conquista, no século I A. C.

À História de Penela crê-se estarem ainda associadas as passagens sucessivas dos Vândalos, destruidores da fortaleza construída pelos Romanos; dos Mouros, que tomaram o Castelo de Penela no séc. VIII e das tropas de Fernando Magno (Rei de Leão), tendo a fortificação ficado sob o poder do Conde D. Sesnando, primeiro Governador de Coimbra (depois da Reconquista em 1064), a quem se deve a construção de um forte castelo medieval no interior da fortaleza moura já existente.

O foral de D. Afonso Henriques, de 1137, concedia certos privilégios aos seus moradores no intuito de para aqui atrair mais população.

O Castelo de Penela, ergue-se sobre um penhasco e é, depois do de Montemor-o-Velho, o mais amplo e forte que resta da linha defensiva do Mondego. Tomado pelos Mouros já depois de 1137, veio a ser definitivamente reconquistado em 1148. Foi contudo D. Sancho I quem, em 1187, deu nova vida ao já histórico castelo, mandando-o repovoar. A torre de menagem foi mandada erigir por D. Dinis, aquando duma nova reparação.

Ressalta da longa História do Concelho, um episódio bastante frisante do claro apoio popular com que contou D. João, Mestre de Avis, na crise de 1383/1385: sendo senhor de Penela o Conde de Viana do Alentejo, D. João Afonso Telo, claramente a favor de D. Beatriz, casada com o Rei de Castela, decidiu o povo defender e apoiar o seu Rei amotinando-se, sendo célebre um tal Caspirro, por ter assassinado o Conde. Logo a seguir, Penela envia os seus procuradores às Cortes de Coimbra de 1385, a fim de elegerem o Mestre, futuro D. João I. Este ao fazer doações aos seus filhos, criou o título de Duque de Coimbra para o seu filho D. Pedro, destinando-lhe Penela e o seu termo.

in www.cm-penela.pt

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Rui Veloso - Primeiro Beijo

Alicia Keys/Adam Levine - " Wild Horses"

Annie Lennox



Annie Lennox nasceu no dia 25 de Dezembro de 1954, em Aberdeen, na Escócia. Filha única, Annie foi extremamente cuidada pelos pais e desde cedo mostrou pendão para as artes e ainda menina aprendeu a tocar piano, flauta, além de cantar em corais e estudar dança. A jovem Annie era apaixonada pela música negra, especialmente os artistas da Motown, como Marvin Gaye, Stevie Wonder e Supremes.

Aos 17 anos, resolveu mudar-se para Londres e foi estudar na Royal Academy Of Music. Durante três anos estudou música clássica e sobrevivia fazendo pequenos serviços, como o de empregada de balcão. Annie confessa que foi muito infeliz nos estudos, abandonando a escola semanas antes dos exames finais, para desconsolo dos pais, que sonhavam ver a filha famosa.

Um de seus empregos nessa época foi trabalhar numa loja de discos, onde conheceu Steve Tomlin, com quem teria uma amizade longa. Foi aí que Annie resolveu seguir a carreira musical, tendo a cantora canadiense Joni Mitchell como grande inspiração. Assim, ela juntou-se ao grupo Dragon's Playground e Red Brass.

Ao lado da amiga Joy Dey, tentou montar uma dupla vocal com o nome Stocking Tops, o que não deu muito certo. Corria o ano de 1976, quando Annie resolveu arranjar um emprego de empregada de balcão para poder sobreviver, no Pippins Restaurant, em Hampstead. Foi lá que iria conhecer Dave Stewart...

Dave apaixonou-se logo que botou os olhos nela pedindo para que se casasse com ele imediatamente. Annie jamais aceitou o convite, mas logo descobriu que nutriam uma imensa paixão por música. Começaria um longo casamento (musical) entre os dois...

Nascido em 8 de Setembro de 1952, em Sunderland, Dave entrou no mundo musical literalmente por acidente. Tudo aconteceu aos 13 anos, após sofrer uma grave contusão jogando futebol. Dave era um excelente jogador, tendo participado de algumas selecções inglesas menores e durante a sua convalescença ganhou uma guitarra para passar o tempo. Após montar um grupo, The Longdancer, Dave acabou por encontrar Annie e resolveram morar juntos.

O começo foi bem difícil e eles aproveitavam qualquer oportunidade que tinham para entrar num estúdio e ensaiarem as suas canções. Dave e o seu colega Peet Combies procuravam um selo e só conseguiram quando apresentaram Annie.

O resultado foi o nascimento do grupo The Catch que lançou apenas um compacto - Borderline - antes de fracassarem terrivelmente. E o grupo foi abandonado quando o trio adicionou Jim Tooney e Eddie Chin na sua formação.

O quinteto acabou por mudar de nome; eram agora The Tourists. E a banda começou a ganhar alguns fãs. A mistura punk e pop, além da produção do legendário produtor alemão Conny Plank (trabalhou, entre outros, com o Kraftwerk) fez a banda crescer em palco e até excursionaram ao lado do Roxy Music.

O grupo lançou três discos em dois anos - The Tourists (1979); Reality Effect (1979) e Luminous Basement (1980) e conseguiu um grande sucesso com a cover de um clássico de Dusty Springfield - "I Only Want To Be With You", do segundo disco, Reality Effect, que chegou a conseguir o Disco de Platina.

Apesar do sucesso, Dave e Annie nunca gostaram muito do grupo ou do formato de banda de rock e resolveram acabar com a banda após cinco compactos e muitas brigas internas, em 1981. Depois de cortarem relações com a Logo Records, foram para a RCA e resolveram mudar para a Alemanha onde, mais uma vez, iriam trabalhar com Conny Plank.

Com ele, começaram a produzir algumas demos, contando até com alguns membros do Can. A primeira providência adotada por Dave e Annie era de jamais trabalharem novamente com um grupo. A partir de agora, seriam apenas os dois. Para isso, escolheram um nome diferente: Eurythmics (e não The Eurythmics). O nome foi tirado de uma dança grega que Annie aprendeu quando criança e Dave vendeu à RCA que o nome tinha a ver com elementos "europeus e rítmicos". Mesmo sem convencerem a gravadora, adoptaram o nome.

No mesmo ano de 1981 foi lançado o primeiro disco, In The Garden. Novamente produzido por Conny Plank, teve dois compactos, "Belinda" e "Never gonna cry again". O disco mostrava o Eurythmics procurando uma linguagem própria e calcada demais nos modelos new wave da época. O grupo promoveu "Never gonna cry again" no programa The Old Grey Whistle Test tendo o baterista do Blondie, Clem Burke, como convidado. Mas nem assim conseguiram melhorar as vendas.

No ano seguinte, lançaram mais dois compactos, "This is The House" e "The Walk", que também fracassaram. As coisas pioraram quando Dave ficou doente e precisou fazer uma operação no pulmão, o que fez Annie entrar numa profunda crise de depressão.

Enquanto Dave se recuperava, o grupo começou a trabalhar novamente em novas canções e, em 1983, fizeram sucesso com o disco Sweet Dreams (are made of this). O disco vendeu muito e a faixa-título ficou em primeiro lugar no top norte-americano e em segundo na tabela britânica. Contribuiu fortemente para o sucesso, o vídeo, em que mostra uma Annie Lennox andrógina, de terno, cabelo curto e pintado de vermelho. Num ano de três grandes nomes do universo pop - Michael Jackson, The Police e David Bowie - caberia àquele estranho duo liderar as tabelas de sucesso de todo o planeta.

Annie começaria a adoptar esse visual - criado por Laurence Stevens - nos próximos anos e, não raramente, alguns achariam que Annie era na verdade um travesti.

Após uma grande digressão mundial, o duo voltou aos estúdios para gravar um novo disco, Touch, que rendeu outros grandes sucessos como, "Here Comes The Rain Again", "Right By Your Side" e "Who's That Girl".

O disco ficaria em primeiro no Reino Unido e em sétimo nos Estados Unidos, consolidando o sucesso.

Data dessa o encontro com Radha Raman, um monge Hare Krishna, com quem ela acabaria por se casar, para tristeza de seus conservadores pais.

O casal acabaria por fixar residência na Suíça, na tentativa de obterem maior privacidade, algo impossível para alguém tão famosa como Annie.

O ano de 1984 ainda teria mais dois lançamentos do grupo; o EP de remix Touch dance e a trilha-sonora do filme 1984, que rendeu dois sucessos - "Sex Crime" e "Julia".

O filme era inspirado no clássico livro de George's Orwell, de mesmo nome, e foi dirigido por Michael Radford, que não ficou muito feliz com a escolha do duo.

Apesar de não ser considerado um disco oficial do grupo até hoje, o LP vendeu bem e "Sex Crime" alcançou o quinto lugar nas tabelas de vendas.

Em Fevereiro de 1985, acaba o casamento de Annie e o grupo entra imediatamente em estúdio para lançar um novo e excelente disco, Be Yourself Tonight. O disco marcaria, pela primeira vez, a primeira posição na tabela britânica com "There Must Be An Angel (Playing With My Heart)". O disco trazia também a participação de Aretha Franklin na faixa "Sisters Are Doin't For Themselves". A curiosidade sobre essa canção é que seria Tina Turner a primeira opção, que acabou recusando o convite por achar a letra feminista demais.

Mas, o grupo acabou por não sair em tournée e não participar no Live Aid, por problemas emocionais da vocalista. Paralelamente, Annie e Dave envolviam-se em campanhas humanitárias.

Já que Annie não conseguia fazer uma digressão, a saída foi entrar novamente em estúdio, desta vez em França, onde gravaram Revenge. O disco rendeu uma outra digressão e dois sucessos - "Missionary Man" e "Miracle Of Love". E foi durante a digressão que Annie conheceu o director israelita Uri Fruchtman, que tinha realizado um documentário sobre a banda, no Japão. Eles acabaram por se casarem em 1988, no mesmo ano em que Dave contraiu matrimónio com Siobhan Fahey, das Bananarama.

Em 1987, a dupla lança Savage, um disco mais experimental e que rendeu os modestos sucessos "You Have Placed A Chill In My Heart" e "I Need A Man". O LP acabou por vender pouco, apesar de receber boas críticas.

Em 1988, Annie participou no concerto ao líder sul-africano Nelson Mandela no Estádio de Wembley e viveu um drama em Dezembro, quando o seu primeiro filho, Daniel, nasceu morto.

Ainda deprimida, Annie e Dave lançaram um novo disco, We Too Are One, incluindo "Angel", feita em homenagem ao filho. O disco marca também a separação de Annie e Dave, que resolvem não gravar mais com o nome Eurythmics.

Annie entra de cabeça numa bem-sucedida carreira a solo, enquanto Dave ataca de produtor (função que o fez trabalhar com Bob Dylan, por exemplo) e novos projetos, solos ou com sua banda, Spiritual Cowboys.

Enquanto a banda estava separada (mas não oficialmente terminada) foram lançados os discos Greatest Hits - que chegou ao número 1 das tabelas inglesas e ficou entre os mais vendidos por 40 semanas - e Live 83-89.

E, para surpresa de muitos, em 1999, os dois anunciam a volta da dupla e um novo trabalho; Peace. O disco trazia letras de cunho político, inspirada na Amnistia Internacional.

O disco foi promovido com uma imensa tournée e os Eurythmics participaram em shows para a Amnistia e para o Greenpeace.

Dois singles tirados do novo trabalho tiveram participações modestas nas tabelas inglesas; "I Saved The World Today" (ficou em 11º.) e "17 Again" (27º.). O disco, no entanto, alcançou o quarto lugar na tabela britânica e apenas o 27º. lugar na América.

Mas a banda teve novamente problemas e Annie teve uma forte crise na coluna após a digressão. Com isso, pela segunda vez, a banda dissolveu-se.

Os dois até chegaram a reunir para um novo disco, mas que nunca foi gravado.

Após várias participações - Annie participou na trilha sonora do filme O Senhor dos Anéis, que venceu o Oscar, e fez digressão com Sting - os dois voltaram a juntar-se em 2005 e lançaram um novo single, "I've Got a Life", a primeira canção inédita em seis anos do Eurythmics.

E, para comemorar os 25 anos de carreira, todos os discos do grupo foram editados de forma remasterizada e com faixas bónus.

Embora com nenhum disco programado, os Eurythmics voltaram para uma série de apresentações. O que ninguém sabe ainda é se a volta é definitiva ou apenas momentânea.

Discografia (álbuns)
1981 : In the Garden
1983 : Sweet Dreams (Are Made Of This)
1983 : Touch
1984 : Touch Dance, album remix
1984 : 1984 (For The Love Of Big Brother), inspirado no romance 1984 de George Orwell
1985 : Be Yourself Tonight
1986 : Revenge
1987 : Savage
1989 : We Too Are One
1991 : Greatest Hits, coletânes
1999 : Peace
2005 : Ultimate Collection, coletânes com duas novas canções
2005 : (Lançados em meados de Novembro oito álbums remasterizados com mais de quarenta faixas bónus)
De entre os seus maiores sucessos estão "Here comes the rain again" e "When tomorrow comes".

Recordar







"O Barco do Amor", "A Balada de Hill Street" e "Dallas", para recordar...

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O exemplo arrasta...


"Se a palavra ilumina o exemplo arrasta".
Confúcio

Wonderful World



Como é bom ouvir esta canção e "pensar para mim mesmo como é maravilhoso este mundo!". Todos somos responsáveis por contribuir...

África Acima-Gonçalo Cadilhe

"Tenho um outro pequeno problema: a comida industrial traz consigo um corolário interminável de subprodutos também eles industriais. Inorgânicos, não degradáveis. Latas, plásticos, cartão, papel, tinta. O que fazer com eles? A minha consciência ecológica obriga-me a colocar tudo num saco plástico e depositar no próximo contentor do lixo que encontrar. Mas o meu problema é esse: ninguém sabe onde se poderá encontrar um próximo contentor.
Os meus companheiros de viagem não têm este problema, porque nem sabem que ele existe: nem o contentor, nem o problema. É perfeitamente natural jogar pela janela fora todo o lixo produzido. É, aliás, de bom-tom. O que faz esse branco aí com o lixo? Guarda-o? Mas é um porco, onde já se viu viajar com o lixo. Ainda nos pega alguma doença, com toda essa imundíce a apodrecer dentro desse saco plástico aos seus pés. Um passageiro mais compreensivo assume que eu estou apenas distraído, e com a melhor das intenções aponta-me a janela. Agarra no meu saco e, depois de me mostrar que o segura com ar de nojo, joga-o por fim pela janela fora com um sorriso severo".

Esta passagem deste livro que acabei hoje de ler, revela o choque de culturas: a Europeia e a Africana.

Este livro delicioso relata uma viagem de alguns meses que um jornalista do Expresso, natural da Figueira da Foz, fez entre África do Sul e Marrocos. Por terra e água. Por ar não, porque "voar sobre África não é viajar por África".

sábado, 17 de novembro de 2007

Last Christmas- Wham!

Para recordar... e para lembrar que o Natal está próximo...

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

"Corrupção" foi o filme mais visto



«Corrupção» foi o filme mais visto nas salas de cinema portuguesas na semana de 1 a 7 de Novembro, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto do Cinema e Audiovisual.

A película realizada por João Botelho foi vista por 83.858 espectadores nos primeiros oito dias de exibição.
«Elizabeth – A Idade do Ouro», com Cate Blanchett, foi o segundo filme mais visto da semana, com 49.098 espectadores após sete dias em cartaz.
«Residente Evil 3: Extinção» foi o terceiro filme mais visto da semana, com 26.274 espectadores. «A Outra Margem», de Luís Filipe Rocha, é o segundo representante português no top 20 semanal. A película soma 6.731 espectadores em duas semanas.
in DIÁRIO DIGITAL

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Para uma LUZ... (o coimbrão André Sardet)

Lembro-me do barbeiro sportinguista que havia (não sei se ainda há) próximo da Cruz de Celas (Coimbra). Era aí que ia cortar o cabelo quando estudava em Coimbra. Um dia escutei nessa barbearia, enquanto esperava pela minha vez, um babado avô preocupado com o futuro do neto.
-Pois é, dizia ele, agora só pensa em cantar e o curso está a ficar para trás...
-Mas olhe que pelo que sei ele está a sair-se bem como artista, ripostou o barbeiro, enquanto fazia uma pausa à tesoura da sua mão direita.
-E ele gosta de cantar, mas tem de ver se acaba o curso. Não é a música que lhe vai dar o dinheiro para viver, continuou o dito avô.
A história passou-se na realidade e foi nas minhas barbas, nessa barbearia de Celas, talvez há uns cinco anos atrás.
Imagino como será hoje o orgulho que esse avô terá pelo seu neto André Sardet. Deixo aqui uma das lindas músicas românticas do estudante de coimbra, meu contemporâneo, que dedico à LUZ que precisamos de encontrar no nosso caminho...




Eu gostava de olhar para ti,
E dizer-te que és uma LUZ,
Que me acende a noite, me guia de dia e seduz.

Eu gostava de ser como tu,
Não ter asas e poder voar,
Ter o céu como fundo, ir ao fim do mundo e voltar.

[Refrão]
Eu não sei o que me aconteceu.
Foi feitiço,
O que é que me deu?
Para gostar tanto assim de alguém,
Como tu.

[2º verso]
Eu gostava que olhasses para mim,
E sentisses que sou o teu mar,
Mergulhasses sem medo, um olhar em segredo, só para eu
Te abraçar.

[Refrão]
Eu não sei o que me aconteceu,
Foi feitiço,
O que é que me deu?
Para gostar tanto assim de alguém
Como tu.

[3º verso]
O primeiro impulso é sempre mais justo, é mais verdadeiro.
E o primeiro susto dá voltas e voltas na volta redonda de um beijo profundo.

[Refrão]
Eu...
Eu não sei o que me aconteceu.
Foi feitiço,
O que é que me deu?
Para gostar tanto assim de alguém,
Como tu...
Eu...
Não sei o que me aconteceu,
Foi feitiço,
O que é que me deu?
Para gostar tanto assim de alguém,
Como tu...
Como tu.

domingo, 11 de novembro de 2007

Fergie - Big Girls Don't Cry

O que eu gosto mais numa canção é a melodia, ou, para ser mais concreto, o enquadramento da letra com a música e com a voz de quem canta. Confesso que quando ouvi esta canção pela primeira vez li a legendagem em português. Foi no "Top +". Não gostei da letra. Considerei uma letra muito oca. Contudo a voz melodiosa de Fergie, nesta canção, ultrapassa tudo isso. É a minha canção preferida do momento...



da da da da
The smell of your skin lingers on me now
You´re probably on your flight back to your hometown
I need some shelter of my own protection baby
Be with myself in center, clarity, peace, serenity

I hope you know, I hope you know
That this has nothing to do with you
It´s personal, myself and I
We got some straightening out to do
And not gonna miss you like a child misses their blanket
But I´ve gotta get a move on with my life
It´s time to be a big girl now
And big girls don´t cry
Don´t cry, Dont cry, Dont cry

The path that I´m walking, I must go alone
I must take the baby steps til I´m full grown
Fairy tales don´t always have a happy ending do they
And I forseek the dark ahead if I stay

I hope you know, I hope you know
That this has nothing to do with you
It´s personal, myself and I
We got some straightening out to do
And not gonna miss you like a child misses their blanket
But I´ve gotta get a move on with my life
It´s time to be a big girl now
And big girls don´t cry
Don´t cry, Dont cry, Dont cry

Like a little school mate in the school yard
We´ll play jacks and uno cards
I´ll be your best friend
And you´ll be my valentine
Yes you can hold my hand if you want to
Cuz I wanna hold yours too
We´ll be playmates and lovers and share our secret worlds
But it´s time for me to go home
It´s getting late, dark outside
I need to be with myself in center, clarity, peace, serenity

I hope you know, I hope you know
That this has nothing to do with you
It´s personal, myself and I
We got some straightening out to do
And not gonna miss you like a child misses their blanket
But I´ve gotta get a move on with my life
It´s time to be a big girl now
And big girls don´t cry
Don´t cry, Dont cry, Dont cry
da da da da da da


Tradução

da da da da....

O cheiro da tua pele persiste em mim agora
Tu, provavelmente, estás no teu voo voltando para a tua cidade
Eu preciso de algum abrigo para me proteger de mim mesma, baby
Estar comigo mesma no centro, claridade, paz, serenidade...

Eu espero que tu saibas, eu espero que tu saibas
Que isso não tem nada a ver contigo
Isto é pessoal, sobre mim mesma e eu...
Sempre temos algumas coisas a ajeitar
E não sentirei tua falta como uma criança sente do seu cobertor
Eu tenho que tocar adiante a minha vida
É hora de ser uma garota grande agora
E garotas grandes não choram
Não choram, não choram, não choram

Pelo caminho que estou seguindo, eu devo seguir sozinha
Devo engatinhar até ter crescido finalmente
Contos de fadas nem sempre têm finais felizes
E eu só encontrarei a escuridão se ficar.

Eu espero que tu saibas, eu espero que tu saibas
Que isso não tem nada a ver contigo
Isto é pessoal, sobre mim mesma e eu
Sempre temos algumas coisas a ajeitar
E não sentirei tua falta como uma criança sente do seu cobertor
Eu tenho que tocar adiante a minha vida
É hora de ser uma garota grande agora
E garotas grandes não choram

Como coleguinhas de escola na hora do intervalo
Nós jogaremos cartas e trocaremos figurinhas
Eu serei tua melhor amiga
E tu serás o meu cúmplice
Sim, tu podes segurar a minha mão se quiseres
Porque quero segurar a tua também
Nós seremos parceiros e namorados e dividiremos os nossos maiores segredos
Mas está na hora de eu ir para casa
Está a ficar tarde, está escuro lá fora
E eu preciso estar comigo mesma no centro, claridade, paz, serenidade...

Eu espero que tu saibas, eu espero que tu saibas
Que isso não tem nada a ver contigo
Isto é pessoal, sobre mim mesma e eu
Sempre temos algumas coisas a ajeitar
E não sentirei tua falta como uma criança sente do seu cobertor
Eu tenho que tocar adiante a minha vida
É hora de ser uma garota grande agora
E garotas grandes não choram
Não choram, não choram, não choram

da da da da da da...

Publicidade

Confesso-vos: adoro ver publicidade! Não é uma publicidade qualquer, mas boa publicidade. Ultimamente, felizmente, têm existido bons exemplos na nossa televisão. Depois do Scolari com a Caixa Geral de Depósitos (que explorava as diferenças entre a mesma língua, mas falada em dois países) vieram agora de uma assentada mais dois bons exemplos de publicidade.

O Licor Beirão abandonou o vocalista dos Ena Pá 2000 (e ex-candidato a candidato a Presidente da República) e passou a utilizar um dos "Gato Fedorento" para perguntar o que se bebe aqui?

Outra publicidade que já nos habituou a bons exemplos é a da Sociedade Ponto Verde. São de facto as crianças que podem educar os adultos na recolha de lixo feita de forma selectiva. O apelo "Vá Lá" está bem conseguido. É persuasivo. Duvido que deixe alguém indiferente. Parabéns! Deixo aqui os 4 spots desta brilhante campanha...








quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cão ou Televisão?

Por uns instantes troque a TV pelo seu cão/gato... Vai ver que vale a pena! Estes anúncios da TVE sensibilizaram-me há uns anos atrás no programa da RTP "Mil Imagens". Agora que os consegui no Youtube, resolvi partilhá-los convosco...



domingo, 4 de novembro de 2007

Eleições nos EUA são de hoje a um ano


Dentro de um ano os norte-americanos elegem o novo presidente. Até agora apresentaram-se 17 candidatos à Casa Branca. De acordo com as últimas sondagens, Hillary Clinton vai à frente e em segundo lugar, está Barak Obama.

A 4 de Novembro de 2008, os americanos escolhem o sucessor de George W. Bush. Hillary Clinton lidera as sondagens mas, o candidato que está na moda, é outro. Barak Obama é jovem, cosmopolita, um homem de sucesso e bem parecido. Tem tudo para chegar à Casa Branca.

Mas, numa América, ainda muito conservadora, enfrenta o velho problema do racismo. O candidato optou por uma campanha onde não faz das questões raciais o tema central. Obama não concorre como o candidato negro e faz tudo para conquistar votos na comunidade branca. Barak Obama, filho de um negro do Quénia e de uma branca do Kansas, nasceu no Havai e estudou, em criança, na Indonésia, onde a família viveu durante uns anos. E foi esse tempo, passado na maior nação Islâmica do mundo que deu azo ao rumor de que Obama é muçulmano. E mesmo com todos os desmentidos e garantias de que o senador é cristão, ainda há que acredite.


Mas Obama conseguiu conquistar muita gente entre as elites americanas. Sobretudo nos subúrbios liberais e mais ricos da América. Onde, a maior parte dos residentes, são brancos. O desafio maior é conquistar os votos dos negros.


Em Janeiro, nas eleições primárias, votam alguns dos estados do sul da América. Os estados onde a maioria da população negra vive abaixo do limiar de pobreza. Onde, nas cadeias há sete vezes mais reclusos negros do que brancos. Mas nas sondagens, entre a população afro-americana, Barak está a par e passo com Hillary Clinton e os analistas políticos acreditam que a mulher do antigo presidente, Bill Clinton, é a preferida. Mesmo entre os negros.


É no sul que, em Janeiro, vai começar a corrida presidencial americana. E nunca nenhum Presidente foi eleito sem ter ganho, pelo menos, um dos Estados do sul. Será então que Barak Obama e os Estados Unidos ficarão a saber se a América está, ou não, preparada para um presidente negro.


Com a devida vénia, da SIC

Desilusão

Não preciso de percorrer as palavras do dicionário para saber o significado da palavra DESILUSÃO. É muito mais prático lidar com o seu significado.
A Vida está repleta de desilusões e as piores continuam a vir das pessoas. Pessoas que se cruzam na nossa vida e num ápice desaparecem, tentando apenas justificar... o injustificável!
A vida é feita de opções e cada um faz as suas, mas os segredos mais bem guardados acabam sempre por serem descobertos e a desilusão aumenta.
De nada vale ter olhos bonitos se não se consegue ser feliz. A felicidade não se obtém com a aventura de um dia, porque o desafio de uma vida acaba sempre por ser mais recompensador.
O vil dinheiro continua a ditar as regras do jogo, até ao dia em que, quem lhe presta homenagem vê que conseguiu apenas o imediato e descurou o futuro...
As vidas cruzam-se e separam-se, mas o mundo continua a girar...

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Aveiro é a cidade preferida



A cidade de Aveiro foi a preferida por 55% dos visitantes deste Blog. Respondendo à pergunta "De qual cidade gosta mais?" a maioria optou pela cidade dos canais ou a "Veneza Portuguesa".
Coimbra foi a cidade escolhida por 33% dos utilizadores deste Blog e a cidade invicta (Porto) recolheu 11% das preferências.